terça-feira, 26 de maio de 2009

Habacuque 3:17-18

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação."(Habacuque 3:17-18)

PALAVRA CHAVE: alegrarei (gil) = Alegrar-se, regozijar, estar contente, alegre. "Gil" contém a sugestão de "bailar de alegria" ou "saltar de alegria", uma vez que o verbo, originalmente, significava "rodopiar em redor com movimentos intensos". Isso deixa claro que o conceito bíblico acerca de alegria não é somente um " tranquilo senso de bem estar interior." Deus saltita de alegria sobre Jerusalém e por causa de seu povo (Isaías 65:19; Sofonias 3:17). O Messias justo regozijará na salvação de Deus com uma intensidade que o salmista não tem palavras para descrever (Salmo 21:1). Por sua vez, seus cidadãos redimidos se regozijam com flauta, cantando-lhe o louvor com adufe e harpa (Salmo 149:2-3).

Embora tudo esteja errado no mundo externo de Habacuque, ele está saltando de alegria por causa da sua comunhão com o Senhor!

FONTES:


a) Palavra ministrada - Tem pregaçoes que sao simplesmente assim...Fonte de inspiraçao


b) Comentário bíblico extraído da Bíblia de Estudo Plenitude, edição 2001.

QUERO VER JESUS EM VOCÊ!

"... Estou cansado de ouvir você falar de Jesus! Pare! Eu quero VER Jesus em você!..." (comentário/autor anônimo)

REFLEXÃO:
"Se as pessoas ao nosso redor não veêm o amor de Deus em nós, elas não irão encontrá-lo em lugar nenhum. Todos aqueles que chamam-se "crentes" são chamados a demonstrar a seus vizinhos, amigos e todos a quem pregam a Palavra - através das suas atitudes e por suas ações, o amor de Deus em Cristo a um mundo que anda tateando cegamente em busca de um amor autêntico.
Nós não podemos separar nossos testemunhos e nossos ministérios de nossa vida! O mais forte sermão é nosso relacionamento com as pessoas ao nosso redor. A fonte do poder na pregação está em nosso lar e em nossa família!
O único exemplo perfeito de amor é encontrado no próprio Deus. Quando Deus contrai matrimônio com seu povo, ele recita votos que prometem permanência, um relacionamento correto, um tratamento justo, um amor inabalável, ternura, segurança e uma auto-revelação contínua.
Nossa sede de amor deve ser saciada nessa fonte; então, saciar a sede de próximo, oferecendo-lhe não a melhor forma de amor humano que nós podemos dar, mas o puro amor de Deus em Cristo."

FONTE: Reflexões sobre o livro de OSÉIAS - Bíblia de Estudo Plenitude, Edição 2001.

GLÓRIA DOS HOMENS OU GLÓRIA DE DEUS?

"Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus." (João 12:43)

"Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." (Gálatas 5:26)

"Muitas pessoas buscam a glória e para isso consagram toda sua energia e tempo. A vaidade e o orgulho proliferam nesse fértil terreno. Que diferença de Jesus, homem perfeito na terra, que "sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens." (Filipenses 2:6-7)

Homens poderosos criaram impérios pela força; o Senhor Jesus formou uma família espiritual por amor. Em honra a tais personalidades famosas foram erguidos monumentos e mausoléus. A tumba de Jesus está vazia e nem se tem certeza do lugar exato onde ela fica. Sem grande êxito, outros procuram mudar a sociedade; mas o Senhor Jesus muda o coração.
Alguns deixam atrás de si obras para perpetuar seu nome; o Senhor Jesus edificou uma casa espiritual, Sua Igreja.
Quem obtém sucesso na vida geralmente enriquece por isso. Jesus, ao contrário, foi despojado até de Suas roupas.
Uma multidão de admiradores aplaude as estrelas do esporte, da música, da TV... O Senhor Jesus não escreveu nada e só tinha um punhado de discípulos. Jamais aceitou a mínima glória da parte dos incrédulos. Sua única meta era glorificar a Deus, seu Pai.
A gória humana é terrena e passageira - "Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor." (1 Pedro 1:24)
Hoje e pela eternidade, o Senhor Jesus está coroado de honra e glória, e pela fé podemos comtemplar isso - "Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos." (Hebreus 2:7-9)
FONTE: A Boa Semente - Devocional 2009.

Havera Paz no Vale.....Sim...Há paz no vale....

[Photo] Vale
Saímos de Santa Maria de Jetibá com destino a um município chamado Afonso Cláudio.
C. Lucia e eu primeiro pegamos uma estrada asfaltada que simplesmente depois de uns 10 kilômetros acabou em estrada de terra, passamos por entre sítios , fazendas, plantações de café, em abundância na região, hortas e granjas. Na ida eu estava fascinado com a paisagem. Eu, recém saído da cidade grande. Cidade com trânsito rápido e barulhento, arriscado de se andar, estava ali comendo poeira. O Fiat Uno 93 que achava ser um carro fraco se mostrava mais forte e confiante do que eu por aquelas paragens nunca antes avistada. Descemos e fizemos inúmeras curvas. De longe avistamos, morro abaixo uma máquina abrindo a estrada e logo pensei: - " pronto acabou a estrada e teremos de esperar a máquina abrir algo bom pra se passar, mas felizmente ela estava apenas abrindo mais espaço em uma curva. Continuamos nossa descida até chegarmos a um asfalto próximo da cidade e depois de algum tempo estávamos no nosso destino.




Olhando para o Vale.


Resolvido o assunto na Superintendência de Educação, voltamos e agora tínhamos que subir tudo novamente. Tomamos em certo ponto uma entrada errada e nossa subida ocorreu por outra estrada tanto ou pior que aquela que descemos. Segundo a minha guia professora C.Lucia, passaríamos ali por um local conhecido como Serra Pelada. Em determinada altura e ponha altura nisto, me lembrei de olhar para trás e não resisti parei para tirar esta foto que mostra bem abaixo as curvas da estradinha de terra que estavamos subindo. Até então, já tinhamos tirado a atenção do trabalho de vários trabalhadores pomeranos em suas plantações de café e hortas para perguntar-lhes se estávamos no caminho que sairia novamente em Sta Maria de Jetibá e todos eles respondiam como se estivesse bem perto o nosso destino, mais ou menos como se fala do mineiro que diz indicando com o queixo: "é logo ali".


Olhando para aquele vale abaixo, podia agora contemplar com um certo ar de triunfo todo aquele caminho que ficou para trás. Tentei seguir com os olhos cada volta da estradinha de terra poeirenta que serpenteava cortando as beiradas das montanhas. Lembrei-me que enquanto subia fazia uma oração silenciosa: "meu Deus não deixe que este veículo nos deixe na mão nestas paragens desconhecidas e que nossa viagem termine em paz". Ali , parado a beira do caminho, naquelas alturas, podia agradecer a Deus pelo cuidado e providência e ainda mais poder ter a visão daquele vale verde, costeado por montanhas de rochas , também abundante naquela região. Agora minha oração se transformava numa canção que caia tão bem naquele momento.


Há Paz no Vale.


Como é bom servir ao Senhor deixar que ele seje o nosso guia o nosso pastor amado, que noz conduz por todos os vales; ressalto que o vales que aqui me refiro sao lugares lindos e paisagens fascinantes, que encantam....e nos mostram a mão do Senhor sempre agindo a nosso favor desde a criaçao do mundo com locais tao belos....

Nao deixem de ouvir o video Haverá Paz no Vale...... é um encanto...


sábado, 16 de maio de 2009

O Senhor é o meu Pastor...




O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma, guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, por que tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa para mim na presença de meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo e faz meu cálice transbordar. Sei que tua bondade e misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida e estarei sempre na casa do Senhor enquanto eu viver.


Clique nesse endereço abaixo e ouça este salmo
http://www.youtube.com/watch?v=Du91ZYS23Js

Não importa a nossa idade. O quanto sejamos cuidadosos ou as nossas experiências de vida. O fato é que precisamos de um pastor sobre as nossas vidas. Alguém que cuide de nós, que nos aceite e ensine. Alguém que de longe conheça os altos e baixos de nossas emoções e na hora daquele choro silencioso ele sempre vai ser o primeiro a ouvir e saber. Ainda aquela lágrima quente que não consigamos reprimir será como um desabafo de nossa alma; mas os olhos ainda marejados olhará para o alto na certeza de que os olhos desse sublime pastor estará sobre nós. O conforto dessa presença e a segurança de suas mãos nos fará sossegar. O Senhor Deus é o meu pastor... Seu olhar terno e suas mãos consoladoras sempre estiveram sobre nós desde o nosso nascimento. quando crianças; quando jovens, na idade adulta quando construímos nossos ideais ou mesmo na velhice e já o vigos da juventude nos falta. Ele é o nosso pastor.

Ao final de toda beleza poética dessa oração o salmista que, também é rei, é guerreiro, é pastor, é homem, mas nos dá uma lição de humildade reconhecendo que contudo o que é precisa do cuidado desse Pastor amado e encerra dizendo que estará sempre na casa do Senhor. Essa é uma declaração daquele que reconhece a Deus como Senhor e Pastor sobre sua vida e nessas palavras diz ao Senhor que estar ali é experimentar delícias perpétuamente. “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” Salmos 16:11

Ainda adolecente eu vi pela primeira vez essa ilustração acima do pastor estendendo a mão para socorrer a ovelhinha num pequeno livreto que recebi, chamado " AUXÍLIO DO ALTO" e que tinha uma coletânea de versículos bíblicos selecionados. Hoje, aos 53 anos, ainda tenho o prazer e confiança de dizer que O Senhor é o meu pastor e que a cada dia sinto o conforto de sua presença. Não raras vezes relembrando passagens de minha vida, antigas e recentes, digo com alegria: " Foi Deus, foi sua mão ali... Foi sua Palavra... Foi a sua proteção naquele momento... foi a sua inspiração..."

Você também pode recorrer a esse bom pastor. Peça-lhe ajuda e experimente a sua doce presença.


Agora diga comigo: _ O Senhor é o meu Pastor!!!



sexta-feira, 8 de maio de 2009

MÃES



Meu título hoje é apenas mães.

No próximo domingo (segundo do mês de maio) se comemora o dia das mães.

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio. Já no Brasil, é celebrado no segundo domingo de Maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

Em Israel o dia da mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o dia da família em Fevereiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Todos nós sabemos e concordamos que há algumas comemorações que não deveriam acontecer apenas em uma data específica, mas sim todos seros dias lembrada com carinho. Para mim uma destas datas especiais é o Natal. Mas o que dizer sobre as mães?

Há tanto a se falar que achei que repetiria em tudo o que outros filhos dirão, assim preferi deixar algumas frases sobre as mães e como minha homenagem a essas mulheres maravilhosas, entre elas à memória de minha querida mamãe Dona Salvina.


  • "Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães." (Ditado judaico)


  • "O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão." (Honoré de Balzac)


  • "Mães judiciosas sempre têm consciência de que são o primeiro livro lido e o último posto de lado, na biblioteca dos filhos." (Charles Lenox Remond)


  • "Os homens são o que as mães fazem deles." (Ralph Emerson)


  • "Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro que tudo,é somente o amor de mãe." (Paul Raynal)


  • "A mãe compreende até o que os filhos não dizem." (Textos Judaicos)


  • "Em princípio, não há nada que as mães desejem mais para os filhos do que vê-los casados, mas nunca aprovam as mulheres que eles escolhem."(Raymond Radiguet)


  • "Uma mãe é capaz de ensinar mais do que cem professores." (Textos Judaicos)


  • "Mães porque gritais com as Crianças Já esqueseste que um dia fostes pequenina Apenas queria o afago das mãos o abraço Ao junto peito a sentir o calor que emana Do coração de uma Mãe e assim aquetai Sabiamente as crianças alimentandoas". (Elis)


  • "Os filhos são para as mães as âncoras da sua vida." (Sófocles)


  • "Somos todas mães adotivas, sejam elas geradoras ou postiças...A verdade é que a mãe biológica dos nossos filhos é a vida." (Paloma Muniz)


  • "Antes de sermos pais e mães, somos seres humanos, passíveis de falhas e erros.... então, a única coisa que podemos aconselhar aos nossos filhos, através de experiência já vivenciada, é como não repetirem os nossos erros." (Claudia Belucci)


  • "Teus braços sempre se abrem quando preciso um abraço. Teu coração sabe compreender quando preciso uma amiga. Teus olhos sensíveis se endurecem quando preciso uma lição. Tua força e teu amor me dirigiram pela vida e me deram as asas que precisava para voar."


  • "A mão que move ao berço é a mão que manda no mundo." (W.S. Ross).


  • "Uma mãe não é uma pessoa na que possa apoiar-se, senão uma pessoa que faz que não precise apoiar-se em ninguém."


  • "Quando se é mãe, nunca se está só em seus pensamentos. Uma mãe sempre dever pensar por dobro - uma vez por ela e outra por seu filho."


  • "De todos os direitos de uma mulher, o maior é ser mãe."


  • "Minha mãe foi a mulher mais bela que jamais conheci. Todo o que sou, se o devo a minha mãe. Atribuo todos meus sucessos nesta vida ao ensino moral, intelectual e física que recebi dela." (George Washington).


  • "O amor de mãe é o combustível que lhe permite a um ser humano fazer o impossível." (Marion C. Garretty).


  • "O amor de uma mãe não contempla o impossível." (Paddock)


  • "Nenhuma língua é capaz de expressar a força, a beleza e a força de uma mãe."


  • "Uma mãe é uma pessoa que ao ver que só ficam quatro bocados de torta de chocolate tendo cinco pessoas, é a primeira em dizer que nunca lhe gostou o chocolate."


  • O Berço em que, adormecendo, Repousa um recém-nascido, Sob o cortinado de o véu, Parece que representa, Para a mamãe que o acalenta, Um pedacinho do ceú. (Olavo Bilac)


  • Amar ao pequeno até que cresça; ao enfermo, até que se cure; ao ausente, até que volte; só a mãe pode amar assim. (Al-Asbahani)


  • Que viva alegre, quer me punjam dores, jamais esqueço minha mãe querida, pois trago dentro de mim, como esculpida, a imagem dela armada de fulgores. (Pe. Antônio Tomaz)


  • Entre todas as mulheres, só há uma verdadeira: a nossa mãe. (M. Barre's)


  • Às vezes, as palavras se perdem na expressão da palavra Mãe. Nenhum dicionário definirá a magia do seu significado e, em todos os idiomas, traduz o mesmo sentimento: ser mãe. (Autor desconhecido)


  • O mais sublime quanto ao sentimento materno é ser integralmente mãe de filho de ventre alheio. (M. Serrao)


  • Somente uma coisa no mundo é melhor e mais bela do que a mulher: a mulher que é mãe. (E. Schefer)


  • Mulheres: somos o milagre dos milagres, o grande e inescrutável mistério de Deus. (Carlye)
Minha Oração: Senhor, mais do que ninguém o Tu sabes da importância que tem uma mãe. O quanto essa missão é importante para a nossa vida terrena. desde o primeiro momento de uma nova vida em seu ventre ela se transformará a cada dia como se um milagre escondido passa a fazer parte do seu corpo e de seus sentimentos. não somente o ventre se prepara, mas também o coração e aí nunca mais voltará a ser como antes. será mãe para sempre. Senhor conceda a tua graça às mães novas, algumas ainda crianças, para que saibam que o Senhor é o doador da vida e é o Senhor que dará força, coragem, saúde e a abnegação muitas vezes necessária para a criação de um filho. Estenda tua mão e abençoe a mãe rica e a mãe pobre que se faz de rica para dar algo bom para seus filhos. Te agradeço pela mãe que tive e por todas para que cumpram com alegria sua sublime missão.