sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sou um ser inutil...

Hoje eu queria falar um pouco sobre o profeta Elias. Elias o tão falado profeta, muito citado em varias passagens das Escrituras. Homem de muitos milagres. O homem do fogo, cheio de poder. Já li alguém citando Elias como, "o herói que sempre quis ser".

Mas leio na carta de Tiago:
5:17-18 "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos," (fraquezas).

Tenho pensado muito sobre isto e fico Super agradecido a Deus por ter inspirado a Tiago, a Paulo e outros "super homens de Deus", sendo o glorioso Jesus, o principal entre eles, pois eu já estava pensando comigo: jamais haverá lugar para mim nesta galeria, serei sempre um mero imitador desses homens.

Tenho visto hoje alguns "supers", onde ter títulos, o nome colocado na placa de fundação de algum ministério, status evangélico, ser pelo menos um dos maiorais, ter reconhecimento global e uma cadeira na mesa de lideres, parece ser o objetivo principal. Penso que hoje homens como Paulo, que de si mesmo escreveu:

"O Senhor apareceu a mim, como a um abortivo. Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus". 1Coríntios 15.8-9. - "...Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior". 1Timóteo 1.15.

Ainda, Davi naquele episódio de seu sentimento de poder sobre a vida dos homens, Pedro que negou ao Senhor Jesus num momento de fraqueza., seriam chamados e com desdém de derrotados, sem visão, fracos e outros adjetivos que somente usam aqueles que se sentem inatingíveis. Os supers de nossa época jamais aceitariam entrar numa caverna.

Numa caverna entra quem tem medo, quem busca refugio, quem quer se sente esquecido, quem acha que não vale a pena prosseguir., quem se acha pequeno. Mas foi ali que o servo de Deus Elias recebeu tratamento especial do Todo-Poderoso.

Elias, apesar de seu sentimento down, sabia que ali Deus o acharia e ele queria dizer algo pra Deus, se explicando talvez, que não dava mais, so restava ele em pé e não valia mais a pena prosseguir, tinha que se preservar. Quando Deus trata conosco e porque ele vê nossas deficiências, nosso ponto de fraqueza.

Quando Paulo se queixou do seu " espinho na carne" o Senhor lhe disse "a minha graça te basta". Acho que muitos de nos ainda não entendemos o significa da Graça de Deus em nossas vidas, afinal tudo o que e de graça parece não ter valor na contagem dos pontos.

Certo pai via seus filhos não muito animados com a faculdade que faziam, porque ganharam bolsa de 100% de um programa do governo. E assim quando se paga algo, se faz um sacrifico, ai sim se d valor. Quando existe um mérito em nos, ai sim.

No fundo queremos dizer que conseguimos crescer ou chegamos la pelos nossos próprios esforços, mas ali estava um Elias caído, literalmente enfraquecido, sem animo, disposto a parar... Graça e alguém receber algo que não merece ou que não teve de pagar por aquilo.

Em vida, Elvis Presley gravou uma musica gospel que diz" quem sou eu para um rei vir morrer em meu lugar. " Who Am I". A graça tem efeito onde ela e recebida, de forma que a graça salvadora de Deus já se manifestou (Tito 2.11), porem ainda não alcançou a todos os homens por causa da dureza de seus próprios corações.

Alguns se acham que são tão merecedores que nada poderá ajuda-los, e outros porque não reconhecem a sua própria condição de necessitados e a rejeitam. Os "homens" de Deus foram forjados nas situações mais adversas, mais desagradáveis.

Abraão foi chamado para deixar a sua família e se lançar numa viagem no deserto sem saber exatamente para onde ir mas obedeceu. Mais tarde quando se achou realizado por finalmente ter um herdeiro, esse filho herdeiro lhe e pedido em sacrifício.

No monte Abraão conheceu uma outra característica de Deus, o Jeová Gireh. Deus queria somente saber como estava seu coração. Se ele estava realmente aberto e se tinha suficiente fé.

Moisés criado num palácio com todo luxo e a regalia de pertencer a família real, teve um vasto conhecimento de tudo, mas foi no deserto em solidão e tentando recomeçar sua vida, certamente bem diferente, e que ele, durante quarenta anos, foi tratado por Deus para ser um líder que cumprisse um maravilhoso plano de libertação de um povo.

Jacob, cresceu mimado, tornou-se um homem falso, orgulhoso, mas aprendeu, a duras penas, que era um homem cheio de defeitos e o plano de Deus para ele era torna-lo um patriarcas sábio e justo diante de uma grande nação.

José, ainda que não sabemos dos pensamentos do seu coração sobre as varias e diferentes etapas de sofrimento que passou, pelo menos hoje seria riscado da lista de pretendentes a um cargo de liderança. Afinal um homem desprezado pelos seus próprios familiares, foi escravo, rejeitou a oportunidade de ser um "garanhão", foi preso com o risco de ser decapitado.

Um homem assim não teria o perfil requerido para estar entre os "supers" de nossa época. Davi, de família pobre, um simples pastorzinho, passou sim por algo sobrenatural ao ser ungido para ser o novo rei, mas ele era ainda adolescente, mas logo depois quando poderia receber em razão da unção recebida, praticamente foi chamado de louco ao se dispor a enfrentar o gigante Golias e honrar a sua nação e o nome do Senhor dos exércitos, mais tarde já crescido não colheu os louros da gloria de ser um rei, teve de viver uma vida de fugitivo.

Quando já era rei, num momento de fraqueza, pecou roubando a esposa de um soldado. Parece que Davi fica muito bem , mas ali na historia da Bíblia, mas hoje.

Pode ser bem diferente. Isaías, bem esse era um boca suja, quando Deus se manifestou com grande gloria ali no templo ele não estava preparado, coitado, por pouco não morreu. Jeremias, esse não tinha auto estima, esse nem ele mesmo se reconhecia apto para ser um "profeta" de Deus.

Diferentemente desses homens e outros mais na historia do cristianismo, que lutaram e lutaram, ou como se diz "remaram contra a maré" a maré da vida, muitos não viveram para colher seus frutos, nos hoje lutamos, passamos por cima de preceitos, riscamos a ética, e orgulhosos nos colocamos como portentores de uma verdade, a nossa verdade.

Mas, sempre existe um mas em nossas vidas, um mas que não queremos ver, porque de modo geral exige uma posição que não estamos afim de aceitar, queremos logo e ser reconhecidos, e ter o cajado nas mãos. poder, para ditar e mostrar a que viemos, mostrar quem somos nos. Quem ainda não ouviu a expressão: Você sabe com quem esta falando? A palavra de Deus continua na carta de Tiago dizendo o seguinte:


v.17 "... e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. 18 E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos."

Algo esta errado. Sempre vamos encontrar algo errado na nossa vida. O certo e que sempre devemos achar que algo esta errado porque quando vemos que alguma coisa não esta bem e que vamos parar tentar concertar.

Certa vez eu estava com minha família num veículo na Rodovia Fernão Dias, ia visitar meu amigo pastor Amiltom Michalski, em Atibaia. Apesar de ser uma estrada perigosa eu dirigia tranquilo, quando de repente o motor começou a fazer um barulho estranho, parei no acostamento.

Não acreditei no que vi, o motor fundiu. Eu pensava que estava tudo bem antes da viagem, óleo, água, enfim, carro novo, nem tanto, mais ou menos novo, sem problemas, não perdi tempo em prevenção. Atibaia lá vou eu...

4 comentários:

A ARTE DE ENSINAR E APRENDER disse...

Passando para desejar uma bela semana e dizer q tenho um selinho pra vc lá no meu blog..passe lá e pegue-o.bjsssssssss

A ARTE DE ENSINAR E APRENDER disse...

Passando para desejar uma bela semana e dizer q tenho um selinho pra vc lá no meu blog..passe lá e pegue-o.bjsssssssss

A ARTE DE ENSINAR E APRENDER disse...

Passando para desejar uma bela semana e dizer q tenho um selinho pra vc lá no meu blog..passe lá e pegue-o.bjsssssssss

A ARTE DE ENSINAR E APRENDER disse...

Passando para desejar uma bela semana e dizer q tenho um selinho pra vc lá no meu blog..passe lá e pegue-o.bjsssssssss